sexta-feira, 21 de maio de 2010

VÍDEO DA ALDEIA INDÍGENA

Projeto que seguiu etapas com o objetivo de resgatar, documentar a história, a cultura da Tribo.
As tecnologias utilizadas, a transversalidade (currículo) e a vida deles (cultura) evidenciam essa Prática.
Há, porém, diversas interpretações para essa história: por um lado, vemos a tentativa dos mais velhos resgatarem e garantirem a manutenção da cultura com o uso das tecnologias, por outro, vemos que através dessas mesmas tecnologias e modernidades (meios de comunicação e globalização); ocorre o aculturamento, sob a influência desses meios, com os quais têm contato.
Sendo o currículo um organizador de conteúdos, do ensino destes conteúdos, da forma esperada para alcançarem os objetivos propostos – Qual deve ser o currículo dessa Tribo, para garantirem a continuidade da sua cultura tal qual sempre foi, introduzindo outros conteúdos curriculares?

É nesse momento que consigo realmente compreender o significado desse curso: Se conseguirmos trabalhar com as crianças, adolescentes, respeitando o que sabem, a cultura que vivem – o leque de conhecimentos deles será ampliado, sem “desprezar” o que já aprenderam. Aprenderão sem que percam o gosto pela cultura do grupo social, cultural em que vivem.

Partir da experiência, do conhecimento que têm e ampliar o aprendizado do aluno sem, entretanto, anular o que traz de conhecimento e vivência (cultural e social).

É isso que ocorreu nessa tribo – valorizando e mantendo sua cultura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário