segunda-feira, 24 de maio de 2010

CURRÍCULO HOJE

Ainda estamos dependentes das bases curriculares que nos orientam e unificam os conteúdos, por séries, mas já há uma liberdade em que podemos incluir os interesses dos alunos, mesmo que não estejam no rol curricular. E é claro, nós professores é que deveremos saber decidir, vincular o assunto de interesse do aluno aos conteúdos curriculares. Pois o que o aluno pode estar querendo aprender, para algum momento estará planejado no currícul: todo conhecimento em alguma disciplina estará incluso.

Neste caso, o aluno só escolhe a data - quando quer estudar - pois se for em Geografia por exemplo, se ele interessar-se por aprender sobre economia, aspectos naturais, políticos - só muda o jeito de ensinar, o momento e a abordagem, pois tudo isso faz parte do rol da disciplina de Geografia. Então, só estaremos trabalhando de forma diferente, mas sempre seguirendo as bases curriculares existentes.

Outro fator que acho importante, é que não podemos abandonar por completo seguir um currículo unificado, a nível nacional, pois se estudarmos aleatoriamente os assuntos que interessam ao aluno, teremos problemas numa transferência dele para outra escola. Então, há necessidade de existirem regras. O que muda, é a maneira de trabalhar, a valorização individual do aluno.

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