quinta-feira, 27 de maio de 2010

INTERDISCIPLINARIEDADE - Refletindo sobre algumas questões.

A interdisciplinaridade surgiu quando se descobriu que os problemas não poderiam ser resolvidos por uma única área do saber – todos precisam estar engajados, entrelaçados para que as decisões abordem e alcancem todas as áreas: social, política e econômica.
A LDB e os PCN's indicam a adesão a essa idéia, com o objetivo de gerar um melhor conhecimento a partir da interrelação do conhecimento e, a melhor forma de gerar esse intercâmbio entre os diferentes saberes na escola, é o trabalho por projetos.

O mais difícil para o professor é se libertar do tradicional e dialogar, unir esforços, enfim, mudar de comportamento. A interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade ocorre com facilidade nos primeiros 5 anos iniciais, onde o professor da turma trabalha todas as disciplinas com um só tema, nas demais séries a do professor individualidade é mais forte, necessitaríamos também, de maior tempo disponível para os diálogos, sugestões, decisões; não apenas nos intervalos entre uma aula e outra - nas "HA's".

Se para D`Ambrosio (1999) “...a criatividade é um elemento-chave da transdisciplinaridade porque reconduz o ser humano à posição de cocriador da realidade. E, como a realidade se coloca em permanente transformação, esse movimento criativo também se sucede incessantemente. O conhecimento estático, fechado e acabado deixa de ter lugar, pois tudo está em permanente transformação, permeando todas as áreas do conhecimento”.
... deveríamos admitir que não somos tão criativos quanto gostaríamos, nem pré-dispostos às transformações; mesmo sabendo que estas transformações contribuiriam na educação, naquilo que tanto reclamamos que é o desinteresse do nosso aluno.

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