quinta-feira, 27 de maio de 2010

ENSINAR E APRENDER COM O COMPUTADOR:

A Articulação inter-trans-disciplinar

O computador já é uma ferramenta que está fazendo parte de um modo ou de outro na sociedade atual. A escola, me parece, é o último segmento da sociedade a inseri-lo em suas atividades pedagógicas, a utilizar-se dessa ferramenta.
O aluno, quer seja através dos bate-papos, da busca por jogos, por entretenimento, já faz uso dele há muito mais tempo que o professor.

Pela experiência que estou vivendo com meus alunos de 7ª série, percebo exatamente o que Maria Elizabeth B. de Almeida diz: "Nesse novo papel, a escola se constitui como um espaço no qual professores e alunos têm autonomia para desenvolver o processo de ensino e de aprendizagem de forma cooperativa, com trocas recíprocas, solidariedade, respeito mútuo e liberdade responsável. As tecnologias de informação e comunicação são usadas para expandir o acesso à informação atualizada e, principalmente, para promover a criação de ambientes de aprendizagem para privilegiam a construção do conhecimento, a comunicação e a interrelação entre disciplinas."

O professor atua como mediador - orientador; não mais como transmissor de conteúdos disciplinares.

A autonomia e a criatividade do aluno só se desenvolverá se tiver liberdade para fazê-lo, respeito pela sua opinião; para isso o professor precisa valorizar o que sabe, o que cria e permitir que decida por si.

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