segunda-feira, 7 de junho de 2010

PRÁTICA E FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA INTEGRAÇÃO DE MÍDIAS

Prática pedagógica e formação de professores com projetos:
articulação entre conhecimentos, tecnologias e mídias.



Embora não percebamos, tudo o que fazemos – em nosso dia-a-dia, desejos, ambições, sonhos, são projetos – Elaboramos esboços objetivando alcançar algo. Como chegaremos até o objetivo, o desejo proposto, não importa – sabemos que encontraremos dificuldades, dúvidas – mas fazemos de tudo para dar certo.

Da mesma forma ocorre com os projetos de ensino-aprendizagem – nos propomos estudar determinado tema, sem saber o que encontraremos, mesmo aquilo que prevemos encontrar pode mudar no meio do caminho – novas dúvidas poderão surgir, caminhos desconhecidos poderão surgir que nos deixarão em dúvidas; mas que nos farão conhecer mais e aprender mais.

São essas incertezas, os imprevistos, as modificações no meio do caminho que enriquecerão nosso aprendizado – pois não encontraremos uma resposta pronta – nós que precisaremos elaborá-la, analisá-la e reelaborá-la.

Análises, observações – questões fundamentais para escolher corretamente – pois da mesma forma que a tecnologia nos traz benefícios, também poderemos realizar uma escolha errada – precisamos portanto, saber utilizá-la – para isso a escola contribuirá, cuja orientação caberá ao professor.
Quanto maior for o campo de pesquisa, maior será a dúvida do aluno e a necessidade de buscar e escolher o que precisa e tanto mais aprenderá. O aluno precisa ler, ler muito, ampliando seus conhecimentos e até mesmo seu vocabulário – esta é a diferença: utilizar-se de todas as tecnologias existentes, criar poder de decisão, se tornar autônomo no que faz, no que produz apenas com a mediação do professor – não recebendo tudo pronto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário