quarta-feira, 2 de junho de 2010

O Fazer e o Compreender

Piaget observou “influências que os organismos sofrem do meio em que vivem... concluiu que as trocas que os indivíduos realizam com o meio são responsáveis pelas mudanças nas estruturas mentais.” Valente,José (2008).
Ao repassar conteúdo não haverá troca de idéias, consequentemente não haverá oportunidade de criar idéias novas, ouvir duas informações e a partir delas formar a sua – não permite o desenvolvimento do senso crítico, criativo.

“... o fato de ele ser bem-sucedido não significa necessariamente que ele tenha compreendido o que fez.” - Ainda hoje isso aconteceu na sala de aula (5ª série).
Na última aula, estava muito frio e garoava, pelo que fiz um comentário: - Olha a chance de conhecermos a neve! Sendo final de aula, não houve tempo para explicações, pedi que pesquisassem com os pais, com o professor de Ciências e em outros livros – como ocorre a neve.
Alguns trouxeram a resposta correta e muito bem descrita – cópia de livro – indaguei então se realmente entendeu como ocorre a precipitação – o aluno respondeu que não. Prova viva de que soube copiar uma resposta sem compreendê-la – Este é um exemplo bem claro na concepção de Piaget – o aluno fez, mas não compreendeu.
Cabe aqui outro dizer popular “só se aprende fazer, fazendo.”
Cópia não leva o aluno a saber, mas o construir novos conceitos sobre o assunto, reelaborar pesquisas, ouvir diferentes opiniões, contextar – isso permitirá que construa seu próprio conceito, a partir de sua compreensão.
A estratégia pedagógica de trabalhar com projetos, pode ser uma opção bastante proveitosa no que se refere ao aluno construir seu conhecimento por meio de busca, ele próprio, em diversas fontes, analisando várias opiniões e/ou conceitos e a partir delas criar sua opinião sobre o assunto.
A oportunidade de aprender é maior, além disso, não fica estático, parado, esperando a resposta pronta, que faz dele um alienado.
Neste trabalho não significa deixar que o aluno faça o que quiser, como quiser – ele tem liberdade condicionada, orientada, com a interferência do professor, contribuindo para a compreensão correta.

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